NIETZSCHE E O RENASCIMENTO DO TRÁGICO

Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Roberto Machado

Resumo:

O objetivo deste artigo é expor como a proposta de renascimento do trágico existente em O nascimento da tragédia insere o primeiro livro de Nietzsche no projeto cultural iniciado por Winckelmann, Goethe e Schiller, na segunda metade do século XVIII, que privilegia a arte grega como modelo da arte alemã. Destacarei, para isso, tanto as continuidades entre os dois momentos quanto as descontinuidades que Nietzsche introduz nesse projeto clássico da intelectualidade alemã ao pensar a cultura grega a partir da filosofia de Schopenhauer e da música de Wagner.

Abstract:

The purpose of this article is to discuss Nietzsche’s theory on the rebirth of the tragic presented in his early writings as part of the German cultural project introduced by Winckelmann, Goethe and Schiller in the second half of the 18th century. Departing from the idea that this project established Greece as a model to be followed by Germany, I will point out Nietzsche’s supporting views to it as well as his innovative idea of bringing together the philosophy of Schopenhauer and the music of Wagner to think the Greek culture.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a03.pdf

Palavras-Chave: Arte,Trágico, Grécia, Alemanha,Art,Tragic,Gre

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.