A dívida de Hume com Pascal
Kriterion, v. 52, n. 124 (2011) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Plínio Junqueira Smith
Resumo:
Embora a bibliografia secundária tenha negligenciado a importância de Pascal para Hume, argumenta-se que, em muitos assuntos e ao longo de toda a vida, Hume beneficiou-se da leitura de Pascal. O artigo se concentra mais nas questões epistemológicas e metafísicas, fazendo somente breves alusões à moral e religião. Dois são os eixos principais da apropriação humeana do pensamento de Pascal: suas reflexões sobre o ceticismo e seu anticartesianismo, em particular sua crítica ao cogito e à concepção cartesiana de ciência.
Abstract:
Though neglected by Humean scholars, Pascal’s thoughts seem to be very important to Hume in many ways and along all his life. This paper focus more on epistemological and matephysical matters, than on morals or religion. Hume uses some of Pascal’s ideas concerning scepticism and arguments concerning the cogito and the Cartesian view of science.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v52n124/a08v52n124.pdf
Palavras-Chave: Hume,Pascal,ceticismo,cogito,ciência,primeiro
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.