MÉTODO E ESTILO, SUBJETIVIDADE E CONHECIMENTO NOS ENSAIOS DE MONTAIGNE

Kriterion, v. 53, n. 126 (2012) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Celso Martins Azar Filho

Resumo:

A característica mais notável da filosofia renascentista foi também o que tornou sua assimilação pela história da filosofia tão difícil: a interação entre forma e conteúdo, entre ideia e sua expressão. Tal resulta da tentativa de realizar outra inter-relação que lhe é ainda mais essencial: aquela entre teoria e prática, pensamento e ação. Nos Ensaios de Montaigne, o método constitui antes de tudo um estilo de vida: a linguagem é aí o meio pelo qual a implicação entre mundos externos e internos, o eu e a realidade – assim entre intelecto e sensibilidade, arte e natureza, fato e valor, identidade e alteridade etc. – busca tornar-se evidente, permitindo a percepção de seu permanente remodelar recíproco

Abstract:

The most remarkable characteristic of Renaissance philosophy was also what made its assimilation by History of Philosophy so difficult: the interaction between form and content, between idea and its expression. This results from trying to achieve another inter-relationship which is even more essential: that between theory and practice, thought and action. In Montaigne’s Essays the method is primarily a lifestyle: there the language is the means by which the implication between external and internal worlds, self and reality – and so between intellect and sensibility, art and nature, fact and value, identity and otherness, etc – seeks to become apparent, allowing the perception of its permanent reciprocal remodeling.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v53n126/15.pdf

Palavras-Chave: Montaigne,método, estilo.,Montaigne;, method,

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