A FILOSOFIA E SEU ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA MERLEAU-PONTYANA SOBRE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Kriterion, v. 55, n. 130 (2014) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Patrícia Del Nero Velasco, Rafael Cavalcanti Braga
Resumo:
À pergunta “O estudo de história da filosofia é de algum interesse para a própria filosofia?”, diferentes são as respostas. Tomando-se como referência a defesa merleau-pontyana de uma intrínseca relação entre filosofia e história da filosofia e, particularmente, as ideias de Merleau-Ponty contidas no excerto “A Filosofia e o ‘Fora’”, o presente artigo procurará subsidiar a tese de um ensino filosófico da filosofia. Objetiva, pois, encontrar argumentos subjacentes à tese de uma história filosófica da filosofia para fundamentar as relações entre a filosofia e seu ensino.
Abstract:
There are different answers to the following question: “Is there any interest, to philosophy itself, on the study of history of philosophy? Considering Merleau-Ponty’s argument of an intrinsic relationship between philosophy and history of philosophy, and, particularly his ideas contained in the excerpt “Philosophy and the Outside”, this article will support the thesis of a philosophical teaching of philosophy. It aims, therefore, to find arguments underlying the thesis of a philosophical history of philosophy to substantiate the relationship between philosophy and its teaching.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v55n130/11.pdf
Palavras-Chave: Filosofia,história da filosofia,ensino da fil
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.