A Bildung em G. W. F. Hegel: perspectivas filosóficas sobre o processo educativo

v. 6, n. 1 (2021) - Dossiê Intérpretes da Modernidade • Perspectivas - Revista de Filosofia

Autor: Marcos Fábio Alexandre Nicolau

Resumo:

O artigo empreende uma discussão sobre o conceito de Formação Cultural (Bildung) em G. W. F. Hegel (1770-1831), buscando apreender como o filósofo aborda a educação em suas obras. Para tal, analiso a perspectiva hegeliana de solução ao problema pedagógico, a saber, “Qual a melhor forma de educar o homem?”, imposto a todo e qualquer projeto educacional. Através de uma leitura de textos da Fenomenologia do Espírito (1807), dos Discursos sobre Educação (1808-1816), e da Filosofia do Direito (1821), viso apreender o conceito de Formação Cultural em seu sistema filosófico.

Abstract:

The article discusses the concept of Cultural Education (Bildung) in G. W. F. Hegel (1770-1831), seeking to understand how the philosopher approaches education in his works. To this end, I analyze the Hegelian perspective of solving the pedagogical problem, namely, “What is the best way to educate man?”, imposed on any educational project. Through a reading of texts from the Phenomenology of Spirit (1807), Discourses on Education (1808-1816), and Elements of the Philosophy of Right (1821), I aim to apprehend the concept of Cultural Education in its philosophical system.

ISSN: 2448-2390

DOI: https://doi.org/10.20873/rpv6n1-88

Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/12602/18899

Palavras-Chave: Formação Cultural, Problema Pedagógico, Liberdade.

Perspectivas - Revista de Filosofia

A PERSPECTIVAS - Revista de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins - é um periódico semestral voltado à divulgação de pesquisas no domínio da Filosofia e/ou trabalhos filosóficos em áreas correlatas. Trata-se, portanto, de um esforço de divulgação, integração e expansão de pesquisas que contribuam para o debate filosófico, apresentadas na forma de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções. Os textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, professores e estudantes de pós-graduação, podem ser enviados conforme o formato de sua natureza, considerando as normas da revista para avaliação rigorosa dos pares, aceite, indexação e publicação. O plural no título da revista revela a sua vocação de acolher a pluralidade de visões e de linguagens que caracteriza a reflexão filosófica. 

 

PERSPECTIVAS - Philosophy Journal of the Federal University of Tocantins - is a biannual journal dedicated to publishing research in the field Philosophy and related areas. It is an attempt to publicize, integrate and expand research debate, presented in the form of articles, essays, reviwes, interviews and translations. Texts from Brazilian and foreign researchers, professors and graduate students can be submitted in accordance to the journal's rules and publication. The title in plural form characterizes the journal's pursuit to languages that represente philosophical reflection.

 

PERSPECTIVAS - Revista de Filosofia de la Universidade Federal do Tocantins - es una revista semestral que se dedica a la difusión de investigaciones en el campo de la Filosofía y / o trabajos filosóficos en áreas afines. Se trata, por tanto, de un esfuerzo por difundir, integrar y ampliar la investigación que contribuya al debate filosófico, presentada en forma de artículos, ensayos, reseñas, entrevistas y traducciones. Los textos de investigadores, profesores y estudiantes de posgrado brasileños y extranjeros, pueden ser enviados de acuerdo al formato de su naturaleza, considerando las reglas de la revista para la rigurosa evaluación por pares, aceptación, indexación y publicación. El plural del título de la revista revela su vocación de acoger la pluralidad de visiones y lenguajes que caracterizan la reflexión filosófica.