A Bildung em G. W. F. Hegel: perspectivas filosóficas sobre o processo educativo
v. 6, n. 1 (2021) - Dossiê Intérpretes da Modernidade • Perspectivas - Revista de Filosofia
Autor: Marcos Fábio Alexandre Nicolau
Resumo:
O artigo empreende uma discussão sobre o conceito de Formação Cultural (Bildung) em G. W. F. Hegel (1770-1831), buscando apreender como o filósofo aborda a educação em suas obras. Para tal, analiso a perspectiva hegeliana de solução ao problema pedagógico, a saber, “Qual a melhor forma de educar o homem?”, imposto a todo e qualquer projeto educacional. Através de uma leitura de textos da Fenomenologia do Espírito (1807), dos Discursos sobre Educação (1808-1816), e da Filosofia do Direito (1821), viso apreender o conceito de Formação Cultural em seu sistema filosófico.
Abstract:
The article discusses the concept of Cultural Education (Bildung) in G. W. F. Hegel (1770-1831), seeking to understand how the philosopher approaches education in his works. To this end, I analyze the Hegelian perspective of solving the pedagogical problem, namely, “What is the best way to educate man?”, imposed on any educational project. Through a reading of texts from the Phenomenology of Spirit (1807), Discourses on Education (1808-1816), and Elements of the Philosophy of Right (1821), I aim to apprehend the concept of Cultural Education in its philosophical system.
ISSN: 2448-2390
DOI: https://doi.org/10.20873/rpv6n1-88
Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/12602/18899
Palavras-Chave: Formação Cultural, Problema Pedagógico, Liberdade.
Perspectivas - Revista de Filosofia
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