Foucault e a atitude de modernidade: exigências para uma educação outra

v. 6, n. 1 (2021) - Dossiê Intérpretes da Modernidade • Perspectivas - Revista de Filosofia

Autor: Roberta Liana Damasceno Costa

Resumo:

O presente texto visa recorrer à interpretação do filósofo Michel Foucault sobre a Modernidade como atitude crítica e como tarefa filosófica para reivindicação de pensar uma educação outra. Essa alternativa está associada ao projeto de formação para a emancipação e a justiça social distante de um empresariamento das instituições e assujeitamento dos indivíduos. Como ponto de partida desta reflexão filosófica recorremos a interrogação do filósofo ao pressupor ser a Modernidade uma atitude e não como um período da história, tal questionamento presente na conferência O que é a Crítica? de 1978 é a marca da atualidade da Modernidade elaborada por Immanuel Kant resgatada por Foucault. Dedica-se a escrita em abordar a concepção de crítica em Foucault como estratégia de questionamento e enfrentamento para pensar o presente como tensão, ação e transformação nos excessos de governo presentes na sociedade contemporânea, principalmente no campo da Educação. A suposição desenvolvida é a de que o sentido da crítica, entendida como a capacidade de interrogar a relação entre o poder, a verdade e seus efeitos sobre o sujeito. Para tanto a crítica se atualiza para a Educação como para os sujeitos, à medida que se age na direção de transformar as suas relações institucionais e consigo.

Abstract:

The following article resorts to the French philosopher Michel Foucault’s interpretation of Modernity as a critical attitude and as a philosophical task to invite us to think another type of Education. This alternative is associated with the project of a formation for emancipation and social justice apart from the entrepeneurshipment of institutions and subjugation of individuals. As a starting point of this philosophical meditation, we turn to the interrogation of this philosopher in pressupposing Modernity to be an attitude and not a time in History. Such interrogation is presented in the text of the conference What is critique?, from 1978, and is what marks the contemporariness of the conception of Modernity elaborated by Immanuel Kant and retrieved by Foucault. This essay is dedicated to aproach Foucault’s conception of critique, as a questioning and confronting strategy regarding the task of thinking present times as a tension, action and transformation of the abuses of government we can find in contemporary society, especially in the field of Education. The hypothesis developed is that the meaning of critique, understood as a capacity to interrogate the relations between power, truth and its effects on subjectivity. In order to do so, critique actualizes itself for Education as well as for the individuals as long as it acts toward the transformation of the institutional relationships with the individuals themselves.

ISSN: 2448-2390

DOI: https://doi.org/10.20873/rpv6n1-90

Texto Completo: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/perspectivas/article/view/11773/18891

Palavras-Chave: Atitude de Modernidade. Foucault. Educação. Filosofia.

Perspectivas - Revista de Filosofia

A PERSPECTIVAS - Revista de Filosofia da Universidade Federal do Tocantins - é um periódico semestral voltado à divulgação de pesquisas no domínio da Filosofia e/ou trabalhos filosóficos em áreas correlatas. Trata-se, portanto, de um esforço de divulgação, integração e expansão de pesquisas que contribuam para o debate filosófico, apresentadas na forma de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas e traduções. Os textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, professores e estudantes de pós-graduação, podem ser enviados conforme o formato de sua natureza, considerando as normas da revista para avaliação rigorosa dos pares, aceite, indexação e publicação. O plural no título da revista revela a sua vocação de acolher a pluralidade de visões e de linguagens que caracteriza a reflexão filosófica. 

 

PERSPECTIVAS - Philosophy Journal of the Federal University of Tocantins - is a biannual journal dedicated to publishing research in the field Philosophy and related areas. It is an attempt to publicize, integrate and expand research debate, presented in the form of articles, essays, reviwes, interviews and translations. Texts from Brazilian and foreign researchers, professors and graduate students can be submitted in accordance to the journal's rules and publication. The title in plural form characterizes the journal's pursuit to languages that represente philosophical reflection.

 

PERSPECTIVAS - Revista de Filosofia de la Universidade Federal do Tocantins - es una revista semestral que se dedica a la difusión de investigaciones en el campo de la Filosofía y / o trabajos filosóficos en áreas afines. Se trata, por tanto, de un esfuerzo por difundir, integrar y ampliar la investigación que contribuya al debate filosófico, presentada en forma de artículos, ensayos, reseñas, entrevistas y traducciones. Los textos de investigadores, profesores y estudiantes de posgrado brasileños y extranjeros, pueden ser enviados de acuerdo al formato de su naturaleza, considerando las reglas de la revista para la rigurosa evaluación por pares, aceptación, indexación y publicación. El plural del título de la revista revela su vocación de acoger la pluralidad de visiones y lenguajes que caracterizan la reflexión filosófica.