A EXCEÇÃO COMO REGRA DA EXPERIÊNCIA POLÍTICA: UMA ANÁLISE ENTRE WALTER BENJAMIN, GIORGIO AGAMBEN E PAULO ARANTES
V. 13 N. 23 (2020): Jul./Dez. 2020 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Pedro Henrique Magalhães Queiroz
Resumo:
O presente artigo refaz um percurso de Walter Benjamin a Giorgio Agamben e deste a Paulo Arantes. O seu motivo está em uma antiga colocação de Walter Benjamin, em suas teses Sobre conceito de história (1940): “A tradição dos oprimidos nos ensina que o ‘estado de exceção’ em que vivemos é na verdade a regra geral”. É a partir desse apontamento que retomamos as contribuições do filósofo italiano Giorgio Agamben em seu projeto sobre o homo sacer, assim como de um pensador brasileiro, Paulo Arantes, e sua compreensão acerca de um estado de sítio mundial no qual estamos inseridos.
Abstract:
This article retraces Walter Benjamin's journey to Giorgio Agamben and from this to Paulo Arantes. Its motive lies in an old Walter Benjamin statement in his thesis On the Concept of History (1940): “The tradition of the oppressed teaches us that the 'state of exception' in which we live is actually the general rule.” It is from this point that we resume the contributions of the Italian philosopher Giorgio Agamben in his project on homo sacer, as well as of a Brazilian thinker, Paulo Arantes, and his understanding of a state of world siege in which we are inserted.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5640
Palavras-Chave: Exceção; Regra; Experiência política.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.