A SUBSUNÇÃO DA ARTE NA CULTURA CAPITALISTA

V. 13 N. 23 (2020): Jul./Dez. 2020 • Polymatheia - Revista de Filosofia

Autor: Pedro Mauad

Resumo:

A partir do diagnóstico de Hegel em seus Cursos de Estética, ministrados durante os anos de 1818 até 1828, sobre o fim da arte, realizo uma reflexão sobre as transformações que a Arte sofreu ao longo da Modernidade artística até a Pós-modernidade. E se a Arte não acabou desde que Hegel realizou seu diagnóstico, como hoje podemos ainda verificar, certamente ela passou por profundas transformações que a subsumiu na lógica cultural do capitalismo.

Abstract:

Based on Hegel's diagnosis in his Aesthetic Courses, given during the years 1818 to 1828, on the end of art, I reflect on the transformations that art has undergone throughout artistic modernity until post-modernity. If Art has not ended since Hegel made his diagnosis, as we can still see today, it has certainly undergone profound transformations that have subsumed it in the cultural logic of capitalism.

ISSN: 1984-9575

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5647

Palavras-Chave: Pós-modernismo. Fim da arte. Cultura. Capitalismo.

Polymatheia - Revista de Filosofia

A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.