HÁ FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA NO BRASIL?
V. 10 N. 16 (2017): Jan./Jun. 2017 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: Rômulo Thomé Albertim Oliveira
Resumo:
As questões acerca do que seria a filosofia em nosso tempo tem sido um dos maiores problemas da atualidade. Entender o que é o pensamento contemporâneo estando preso à contemporaneidade é naturalmente embaraçoso, uma vez que estamos imersos nos valores e vivências do tempo presente. Além dos enigmas do que seria uma filosofia contemporânea, de forma ampla e generalizada, ainda se almeja um propósito ambicioso, que é a tarefa de tentar aproximar o que quer que seja um modelo de pensar na atualidade ou os problemas da filosofia na atualidade com o contexto cultural, político e filosófico do Brasil. Seria esta uma aproximação possível à filosofia? Submeteria este trabalho ao plano social e não filosófico? As produções filosóficas da contemporaneidade abarcam a pluralidade que existe ao redor do globo? É possível pensar o contexto brasileiro como propício para a produção de uma filosofia propriamente brasileira? Há uma finitude de enunciações que estão envoltas nesta empreitada, e por isso cabe a nós fazer aqui, traçar um determinado percurso, se é que isto é possível, ressaltando alguns aspectos de produções filosóficas que se propõem a pensar o contemporâneo, o tempo histórico, o Brasil e a filosofia no Brasil, de modo a tentar elaborar uma potencial resposta ao título deste presente trabalho.
Abstract:
The questions about what would be philosophy in our time has been one of the biggest problems of the present time. Understanding what contemporary thinking is stuck with contemporaneity is naturally embarrassing, since we are immersed in the values and experiences of the present time. In addition to the puzzles of what would be a contemporary philosophy, in a wide and generalized way, an ambitious purpose is still sought, which is the task of trying toapproximate whatever model of thinking in the present or the problems of philosophy today with the cultural, political and philosophical context of Brazil. Is this a possible approach to philosophy? Would he submit this work to the social and non-philosophical level? Do contemporary philosophical productions embrace the plurality that exists around the globe? Is it possible to think of the Brazilian context as conducive to the production of a properly Brazilian philosophy? There is a finitude of enunciations that are involved in this work, and so it is up to us here to draw a certain path, if this is possible, highlighting some aspects of philosophical productions that propose to think contemporary, historical time, Brazil and philosophy in Brazil, in orderto try to elaborate a potential response to the title of this present work.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/5899
Palavras-Chave: Filosofia contemporânea, Contemporaneidade, Filosofia e cultura brasileira.
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.