A importância da educação escolar em Florestan Fernandes: desafios e perspectivas da democratização
V. 7 N. 11 (2014): Jul./Dez 2014 • Polymatheia - Revista de Filosofia
Autor: MARIA ALVES DE ALMEIDA; MAIA LUCIOLA ANDRADE
Resumo:
Este artigo tem como objetivo desvelar o percurso histórico da educação brasileira, analisar a efetivação do direito à educação, compreendendo a dinâmica política em prol de sua garantia. E destacar a atuação intelectual e prática de Florestan Fernandes. Foi elaborado a partir da pesquisa bibliográfica e documental, tendo por balizadores Candido (2001), Saviani (1996), Ianni (2004). Além de leis, artigos científicos e revistas. Percebemos que a prática educativa, a produção científica e a militância incansável da ação de Florestan Fernandes permanecem como exemplo impulsionador às lutas que somos convocados a travar em prol da democratização e da qualidade da educação
Abstract:
This article aims to unveil the historical background of Brazilian education, analyze the eff ectiveness of the right to education, including the political momentum in favor of your warranty. And highlight the intellectual and practical activity of Florestan Fernandes. Was drawn from the literature and documents, with the hallmarks Candido (2001), Saviani (1996), Ianni (2004). In addition to laws, papers and magazines. We realized that educational practice, the scientifi c and tireless advocacy of action remain as Florestan Fernandes example booster to the struggles that we are called to halt for democratization and the quality of education.
ISSN: 1984-9575
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/revistapolymatheia/article/view/6419
Palavras-Chave: Florestan Fernandes; Educação; Democratização
Polymatheia - Revista de Filosofia
A Polymatheia - Revista de Filosofia (Qualis B4) é uma publicação criada pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará, como periódico científico, da área de filosofia, voltada para a publicação de artigos de graduados/as, pós-graduandos/as e pós-graduados/as em Filosofia. Organizada diretamente pelos próprios estudantes e professores do Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Filosofia.