Empatia e transcendência: reflexões sobre o sistema filosófico de Quine
Vol 7, No 1-2 (2003) • Principia: an international journal of epistemology
Autor: Vera Vidal
Abstract:
O objetivo deste artigo é mostrar algumas de nossas contribuições para a exegese da filosofia de Quine, enfatizando o papel desempenhado pelas no-ções de empatia e transcendência em seu sistema filosófico. Sustentamos que Quine é um filósofo sistemático rigoroso, e que para entender cada uma de suas teses e críticas, precisamos analisá-las dentro da totalidade de suas investigações filosóficas. Acreditamos que seu sistema deriva do que chamamos seu projeto epistemológico, e que todas as suas teses filosóficas estão fundamentadas em sua teoria do aprendizado da linguagem. Susten-tamos também que a filosofia de Quine apresenta um aspecto pragmático muito forte, mais proximamente relacionado com a tradição de Wittgenste-in e dos teóricos dos atos de fala que com a tradição skinneriana com a qual Quine é freqüentemente associado. Além disso, acreditamos que a po-sição geral de sua tese foi apresentada em Word and Object, e que todos os seus trabalhos posteriores serviram para esclarecer ou complementar su-as idéias, e não para modificá-las. Assim, não concordamos com aqueles que dizem que Quine modificou sua posição filosófica através do tempo.
ISSN: 1414-4217
DOI: https://doi.org/10.5007/%25x
Texto Completo: https://periodicos.ufsc.br/index.php/principia/article/view/14841/13558
Principia: an international journal of epistemology
"Principia: an international journal of epistemology" was founded in 1997 and regularly publishes articles, discussions and review. The journal aims to publish original scholarly work especially in epistemology area , with an emphasis on material of general interest to academic philosophers. Originally published only in print version (ISSN: 1414-4247), in 2005 the journal began to be published also in online version (ISSN: 1808-1711). Since 1999 are published three issues per year: in April, August and December. Qualis CAPES: A2