PANORAMA HISTÓRICO-CONCEITUAL DO CETICISMO ANTIGO

PROMETEUS ANO 7 VOLUME 7 NÚMERO 16 • Prometeus: journal of philosophy

Autor: Rogério Soares da Costa

Resumo:

A história da filosofia é, de certa forma, feita pelas modificações introduzidas pelos filósofos, no sentido dos termos do senso comum e dos conceitos que outros filósofos utilizaram. Tal processo pode ser profundo o suficiente para que o sentido de um termo, quando enunciado pela primeira vez num contexto filosófico específico, possa se tornar algo muito diverso na obra de um pensador posterior.          Contudo, assim como o filósofo se apodera de termos do senso comum e os reveste de uma nova roupagem teórica, da mesma forma, agentes de fora da filosofia transformam conceitos filosóficos, por vezes empobrecendo-os e destituindo-os de qualquer profundidade teórica.

Um dos mais importantes exemplos desse processo histórico de transformação dos termos é o termo “cético”. Numa rápida observação do uso corrente de “cético” na atualidade, facilmente se constatará que ele se tornou quase um sinônimo de “cientificista”. Basicamente, hoje o cético é aquele que duvida de tudo aquilo que não pode, ou que não pode ainda, ser provado por meios científicos.

Texto Completo: https://jornaisdesergipe.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/2407

Prometeus: journal of philosophy

O periódico PROMETEUS FILOSOFIA, vinculado ao Grupos de Pesquisa VIVA VOX e à CÁTEDRA UNESCO ARCHAI, hospedado na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS, publica artigos inéditos na área de filosofia e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa, bem como resenhas, notas de pesquisa e relatos de experiência que se enquadrem no nosso campo de publicação, isto é, pós-graduandos e pós-graduados em filosofia. O público-alvo é, fundamentalmente, o pós-graduado e o pós-graduando em filosofia.