Platão e o discurso performático enquanto princípio do pensamento ocidental

PROMETEUS ANO 9 VOLUME 9 NÚMERO 19 • Prometeus: journal of philosophy

Autor: Izabela Bocayuva

Resumo:

Pretendo indicar que Platão jamais deixa de ser dramaturgo, apenas passando a ter Sócrates como seu principal herói trágico, num palco repleto de variados personagens/teses. Compartilho da suposição de Cherniss de que a teoria das ideias teria sido concebida por Platão como hipótese para dar conta de três problemas graves: ético, epistemológico e ontológico, que muito preocupavam o pensador. O drama de múltiplas facetas desenvolvido por Platão passa a ter a hipótese das ideias, defendida sobretudo pela personagem Sócrates, como luz principal de cada palco, de cada cenário, mesmo quando essa própria hipótese se torna questionável. Trato também dos mitos como estratégia discursiva da dramaturgia platônica.

Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/4667

Prometeus: journal of philosophy

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