Por que o estudo de Galeno pode contribuir para a compreensão de Sexto Empírico? (Tradução de Galeno, Das seitas médicas para os iniciantes, 1.64.1- 1.69.5)

PROMETEUS ANO 9 VOLUME 9 NÚMERO 19 • Prometeus: journal of philosophy

Autor: Rodrigo Pinto Brito

Resumo:

Galeno (129-216 d.C.) foi um autor prolífico e de suma importância para o desenvolvimento da medicina. Contudo, tem sido pouco estudado na lusofonia. Aqui nosso objetivo é fornecer uma versão de Das seitas médicas para os iniciantes, 1.64.1- 1.69.5 em vernáculo, com introdução e seguida por texto grego. Na introdução argumentamos pelo valor do estudo de Das seitas médicas como fonte externa para a compreensão do Empirismo de Sexto Empírico. Ademais, em um apêndice oferecemos uma tábua cronológica dos médicos mencionados em pseudo-Galeno, Introductio seu medicus 14.683.5-14.684.5.

Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/4670

Prometeus: journal of philosophy

O periódico PROMETEUS FILOSOFIA, vinculado ao Grupos de Pesquisa VIVA VOX e à CÁTEDRA UNESCO ARCHAI, hospedado na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS, publica artigos inéditos na área de filosofia e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa, bem como resenhas, notas de pesquisa e relatos de experiência que se enquadrem no nosso campo de publicação, isto é, pós-graduandos e pós-graduados em filosofia. O público-alvo é, fundamentalmente, o pós-graduado e o pós-graduando em filosofia.