Bricolagem metafísica ao pensar a ação política e o Estado

PROMETEUS ANO 9 VOLUME 9 NÚMERO 21 edição especial • Prometeus: journal of philosophy

Autor: Pedro Gontijo

Resumo:

O presente texto tem como objetivo pensar a ação política interrogando sobre a sua relação com o Estado. Parte de uma problematização sobre a política a partir da experiência do cotidiano afirma a importância da abordagem filosófica do problema e se situa como um pensar em sintonia com grupos que fazem oposição às perspectivas neoliberais que submetem a política ao econômico. Discute algumas ideias de John Holloway e Alain Badiou sobre ação política em composição com formulações relativas ao Estado e a ação política como o anarquismo e Robert Nozick. Por fim, propõe ainda uma perspectiva de se pensar a ação política resgatando algumas proposições de Foucault e Deleuze.

Abstract:

This text aims to reflect on the political action by questioning about its relation to the State. In the context of the current debate about politics, some state the importance of the philosophical approach to this problem which is in tune with groups that oppose to neoliberal perspectives, i.e. according to which political undergoes to economy. We will discuss some of John Holloway and Alain Badiou’s ideas on the political action such as anarchism as well as Robert Nozick’s perspective. Finally, I aim to stablish a new approach to thinking about political action by rescuing some of Foucault and Deleuze’s theories.

Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/5697

Palavras-Chave: Filosofia Política, Estado, ação,Political Ph

Prometeus: journal of philosophy

O periódico PROMETEUS FILOSOFIA, vinculado ao Grupos de Pesquisa VIVA VOX e à CÁTEDRA UNESCO ARCHAI, hospedado na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS, publica artigos inéditos na área de filosofia e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa, bem como resenhas, notas de pesquisa e relatos de experiência que se enquadrem no nosso campo de publicação, isto é, pós-graduandos e pós-graduados em filosofia. O público-alvo é, fundamentalmente, o pós-graduado e o pós-graduando em filosofia.