PIERRE BAYLE E O ATEÍSMO VIRTUOSO: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O VERBETE “DIÁGORAS DE MELOS” DO DICTIONNAIRE HISTORIQUE E CRITIQUE

v. 11, n. 26: Dossiê Filosofia, Educação e Estética • Prometeus: journal of philosophy

Autor: Marcelo de Sant'Anna Alves Primo

Resumo:

Dentre os pensadores da Antiguidade, Bayle toma Diágoras de Melos como exemplo para mostrar que ateísmo e virtude nunca foram coisas excludentes. Valendo-se de dados biográficos e históricos disponíveis à época, o filósofo de Carla constrói a sua própria imagem, isto é, desvencilhando-se de opiniões temerárias que sequer se preocuparam em ao menos questionar as imagens negativas no decorrer da história sobre a doutrina e o caráter do poeta grego. Nesse sentido, Bayle intenta mostrar que o ateísmo de Diágoras não o desviou do caminho da moral.

Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/prometeus/article/view/5469

Prometeus: journal of philosophy

O periódico PROMETEUS FILOSOFIA, vinculado ao Grupos de Pesquisa VIVA VOX e à CÁTEDRA UNESCO ARCHAI, hospedado na Plataforma de Periódicos Científicos da UFS, publica artigos inéditos na área de filosofia e afins, em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa, bem como resenhas, notas de pesquisa e relatos de experiência que se enquadrem no nosso campo de publicação, isto é, pós-graduandos e pós-graduados em filosofia. O público-alvo é, fundamentalmente, o pós-graduado e o pós-graduando em filosofia.