Observações sobre a atenção na filosofia de Epicteto

v. 11, n. 29 • Prometeus: journal of philosophy

Autor: Danilo Ulhano Patutti

Resumo:

Apresentaremos em linhas gerais os princípios educacionais de Epicteto e a sua concepção de filosofia. Utilizamos a noção de exercícios espirituais de Pierre Hadot para destacar a dimensão existencial e o caráter prático de sua educação filosófica. A principal característica pedagógica de seu ensinamento é, sem dúvida, a educação da vontade através do treinamento nos três topoi da capacidade de escolha (??????????), segundo o teorema ontológico. Entretanto, parece haver outra característica importante, a saber, o desenvolvimento da atenção (???????). Embora o termo seja pouco frequente nas Diatribes de Epicteto e no Enquirídio de Epicteto, a atenção é pressuposta no estudo de si mesmo e na preparação de si mesmo para o bom uso das representações. Epicteto discorre sobre ter à mão (?????????) os princípios filosóficos e a regra de vida, para não aceitarmos as representações sem antes examiná-las, isto é, sobre a prontidão (???????????) necessária para observá-las com distanciamento, evitando o arrebatamento da razão. No capítulo intitulado Sobre atenção (???? ????????), Epicteto afirma explicitamente que o pior hábito dentre todos é o de não prestar atenção e, em seguida, o hábito de diferir a atenção. Segundo ele, se não se relaxa nunca a atenção é possível tender constantemente ao não cometimento de erros; com efeito, inferimos que as expressões mais utilizadas para indicar prontidão, como “ter à mão” e “lembra-te!” indicam uma atitude de vigilância de si mesmo. O treinamento da atenção parece ser tão importante quanto o da vontade, pois as operações voluntárias da proaíresis não ocorrem isoladas da atenção, ao contrário, dela necessitam. O presente artigo tentará demonstrar que há no ensinamento de Epicteto uma educação da atenção, tão fundamental e urgente, quanto o aprendizado do uso da capacidade de escolha segundo a natureza (???? ?????).

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Prometeus: journal of philosophy

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