Por amor à filosofia... e ao mundo que se abre com ela

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 1, N. 1 (2015) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Edna Olimpia da Cunha, Julia Ramires Krüger, Sammy William Lopes, Walter Omar Kohan

Resumo:

Trata-se de uma reflexão sobre as potencialidades manifestas pelo Projeto “Em Caxias a filosofia en-caixa?” - idealizado e dirigido pelo Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (PROPEd-UERJ) - a partir dos encontros promovidos com duas escolas públicas do Município de Duque de Caxias, RJ, destacadamente com discentes da EJA da Escola Municipal Joaquim da Silva Peçanha; visando suscitar experiências filosóficas de pensamento, minimamente diretivas, orientadas a convidar o outro (com Heráclito), a elaborar entendimentos próprios sobre si, o mundo e a vida compartilhando-os e discutindo-os com um coletivo. Evidencia também o sentido da aposta política inerente à concepção do projeto e ao modo de condução da dinâmica de trabalho empregada para reger os encontros, demonstrando seu valor diferencial e, sob certa perspectiva, educativo.

Abstract:

It is a reflection about the potentialities of the project “Em Caxias a filosofia em-caixa?"- conceived and directed by the Philosophical Studies Center of childhood (EDU-UERJ)- in the meetings promoted with two public schools of the Duque de Caxias municipality, RJ, notably with students of the Municipal School of adult and youth education Joaquim da Silva Peçanha; in order to give rise to philosophical thought experiments, minimally guided, oriented (from Heraclitus) to invite the other to develop your own understanding about themselves, the world and the life, sharing them and discussing them with a collective. It highlights also the sense of policy bet, inherent in the Project design and the way of driving the work dynamics employed to conduct meetings, demonstrating its differential value and, under certain perspective, educational.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065720906

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/20906

Palavras-Chave: Filosofia; Experiência; Pensamento; Educação.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.