A reestruturação do currículo do Ensino Médio e a interdisciplinaridade

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 1, N. 2 (2015) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Rafael da Silva Cortes

Resumo:

Este artigo procura abordar o tema da organização interdisciplinar nos currículos nacionais para o Ensino Médio. Para tanto, recordamos a temática da interdisciplinaridade nos documentos oficiais, desde a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96) até as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica de 2013 e constatamos que existem poucas propostas metodológicas de organização colaborativa dos currículos. Sendo assim, apresentamos a “transversalidade pedestre” como proposta de organização interdisciplinar do currículo, utilizadas em aulas de filosofia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Por fim, refletimos sobre as vantagens da metodologia apresentada dentro do contexto de crescente exigência de currículos integrados na última etapa da educação básica.

Abstract:

This paper aims to address the issue of interdisciplinary organization in national curriculum for high school. Therefore, we remember the issue of interdisciplinarity in official documents, from the Lei de diretrizes e bases da educação nacional (Law 9394/96) to the Diretrizes curriculares nacionais para a educação básica of 2013, and we noticed that there are few methodological proposals to organizing collaborative curriculum. Thus, we present the "transversalidade pedestre" as suggestion to organizing an interdisciplinary curriculum, used in classes of philosophy at Colégio de Aplicação. Finally, we reflect on advantages that methodology in the context of growing demand for integrated curriculum in the last step of basic education.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065723826

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/23826

Palavras-Chave: Currículo; Ensino médio; Interdisciplinaridade

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.