A filosofia na reforma curricular do Ensino Médio pós LDB: habilidades e competências na formação para a cidadania

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 1, N. 2 (2015) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Altair Alberto Fávero, Ana Lucia Kapczynski

Resumo:

A necessidade de caracterizar a filosofia como disciplina escolar motivou esta pesquisa documental em torno do planejamento curricular, com enfoque na seleção dos conteúdos mínimos para a base nacional comum. Nosso objetivo é compreender as diretrizes para o ensino de filosofia previsto pela reforma curricular no Ensino Médio em contextos de transição da formação instrumental científico-tecnológica, de caráter elitista e propedêutico, para a formação cidadã baseada nos ideais de humanismo e diversidade. Para tanto nos baseamos especificamente nos Parâmetros Curriculares Nacionais de 1999. Nesse período entrou em cena a universalização do Ensino Médio com a proposta de formação geral em substituição à educação técnica por especialidades. Priorizou-se o desenvolvimento de habilidades e competências em quatro grandes áreas, incluindo as linguagens e seus códigos, os conhecimentos de matemática e as ciências Naturais e Humanas. A flexibilidade e a contextualização elevaram a seleção dos conteúdos ao segundo plano, relegando à filosofia o caráter interdisciplinar para o diálogo com a ciência e a tecnologia, ao desenvolvimento da leitura, da problematização, da análise e da escrita a partir das dimensões ética (identidade autônoma), estética (sensibilidade) e política (equidade e democracia)

Abstract:

The necessity of characterize philosophy as school discipline motivated this documentary research around curriculum planning, focusing on the selection of minimum contents for the common national basis. Our goal is to understand the guidelines for teaching philosophy provided by the curriculum reform in high school in contexts of transition from scientific and technological instrumental training, elitist and introductory character, to civic education based on ideals of humanism and diversity. For this, we rely specifically on the 1999 National Curriculum Parameters. During this period came on the scene the universalization of High School with the purpose of general education in place of technical education by specialties. The development of skills and competences are prioritized into four major areas, including the languages and their codes, math skills and the Natural and Human Sciences. The flexibility and contextualization increased the selection of contents to second place, relegating the philosophy interdisciplinary character for dialogue with science and technology, development of reading, questioning, analyzing and writing from the ethical dimensions (autonomous identity), aesthetic (sensitivity) and politics (equity and democracy).

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065723827

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/23827

Palavras-Chave: Ensino de filosofia; Formação; Cidadania

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.