O sentido e o lugar do texto filosófico nas aulas de filosofia do Ensino Médio

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 1, N. 2 (2015) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Wilson José Vieira, Geraldo Balduíno Horn

Resumo:

O artigo mostra a importância do uso do texto de Filosofia nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Os textos estão presentes nas salas de aula, mas nem sempre a formação do professor e as condições de trabalho lhe possibilitam utilizar o texto de maneira efetiva. A utilização do texto de filosofia de forma dinâmica, significativa e articulada à realidade cotidiana do estudante ainda é um desafio a ser enfrentado por maior parte dos professores. Como chegar às questões filosóficas de forma significativa e como desenvolver o “filosofar” com os estudantes e não apenas “ler” o texto de filosofia? Como encontrar o equilíbrio no uso do texto de Filosofia e não desenvolver no Ensino Médio uma espécie de propedêutico do curso de graduação em Filosofia? Essas são algumas das questões que serão abordadas no percurso desse artigo.

Abstract:

The article shows the importance of using Philosophy texts in high school philosophy classes. The texts are present in the classroom, but not always the teacher training and the working conditions enable him/her to use the text effectively. The use of philosophy texts in a dynamic and significant way, articulated to student's daily reality, is still a challenge to be faced by most teachers. How can one come to the philosophical issues in a meaningful way and how to develop the "philosophize" with students and not just "read" the philosophy texts? How to find the balance in the use of Philosophy texts and do not develop in high school a kind of introductory undergraduate course in Philosophy? These are some of the questions that will be approached in the course of this article.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065723828

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/23828

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Textos Clássicos de Filosofia; Ensino Médio; Metodologia de Ensino

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.