Ensinar (Filosofia) com a solidão

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 1, N. 2 (2015) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Luis Cesar Fernandes de Oliveira

Resumo:

O presente trabalho tem por objetivo analisar a possibilidade de ensinar filosofia com a perspectiva da solidão, principalmente a partir da obra  Assim falou Zaratustra, escrita entre 1883 e 1885, pelo filósofo alemão  Friedrich Nietzsche. Para tal empreitada, primeiramente, analisaremos como o conceito de solidão pode estar atrelado à amargura e à tristeza, assumindo um sentido  pejorativo para a conservação da vida humana ao se considerar o surgimento da  faculdade da memória e o desenvolvimento da consciência. Outrossim, será abordada a distinção entre solidão e abandono oferecida na obra. Por fim, será  erguida a questão da relevância de tais relações conceituais para o ensino de  filosofia.

Abstract:

This paper aims at analysing the possibility of teaching philosophy under the perspective of solitude, mainly based on the work Thus Spoke Zarathustra, written by the German philosopher Friedrich Nietzsche between 1883 and 1885. For this purpose, firstly, it is analysed how the concept of solitude can be tied to bitterness and sadness, assuming a pejorative sense for the conservation of human life by considering the emergence of the faculty of memory and the development of consciousness. Furthermore, the distinction between solitude and loneliness found in such work is addressed. Finally, the relevance of such conceptual relations for the teaching of philosophy is discussed.

ISSN: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/20999

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065720999

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/20999

Palavras-Chave: Filosofia; Ensino; Solidão

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.