Notas sobre Filosofia, Educação e Ensinabilidade: uma crítica teórica de conceitos deleuziano e kantiano pela ótica epistêmica de Silvio Gallo

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 2, N. 1 (2016) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Yvisson Gomes dos Santos

Resumo:

Pretende-se, neste artigo, propor uma discussão teórica sobre o tutelamento kantiano com a criação de conceitos deleuzianos através do olhar de Silvio Gallo (2000; 2008). Sabe-se que para se chegar a uma maioridade intelectual é necessário se libertar do tutelamento que a sociedade ocidental nos colocou. Nesse sentido, Kant (2009; 1974) nos dar pistas teoréticas para o desfecho deste tutelamento, a saber, a utilização da razão. Enquanto isto, Deleuze e Guattari (1992; 2011) afirmam que para ser um filósofo necessita-se criar conceitos. Nessas duas perspectivas teóricas, Silvio Gallo faz-nos pensar sobre a ensinabilidade da Filosofia através da razão e das problematizações. Por meio da acepção teórica do educador e filósofo paulista, as idiossincrasias teóricas de Kant e Deleuze nos deram pistas para indicar um ensino de filosofia que se articulará através das problematizações e da criticidade em seu fazer/saber educativos.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065721082

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/21082

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Educação; Filosofia

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.