Experiência de Pesquisa no Ensino Médio: A Filosofia da Práxis e a Escola

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 2, N. 1 (2016) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Patrícia Aurora Corrêa Mazoti

Resumo:

O tema deste artigo emerge da busca por compreender a experiência de estágio a partir da conjuntura contemporânea da educação brasileira e à luz da filosofia da práxis. O objetivo é contribuir para a valorização da escola no processo de formação omnilateral do estudante, enfatizando o papel da filosofia, no sentido de ampliar a formação aos âmbitos da autonomia intelectual, da sensibilidade estética e da formação ética. Para tanto, consideramos importante realizar entrevistas com as/os estudantes. Aplicamos o questionário para 22 estudantes do ensino médio que cursam a série do 2° ano do ensino médio de uma Escola Estadual de São Paulo, da cidade de Marília. As questões foram desenvolvidas na iniciação científica e se baseiam no projeto “Senso comum e filosofia no ensino médio: perspectivas da filosofia da práxis” que possui como motivação o problema da especificidade da filosofia no processo de formação do estudante do ensino básico. Pressupomos que a perspectiva da formação omnilateral que propõe a integração da formação intelectual, corporal e tecnológica coloca-se como uma diretriz para o enfrentamento de visões unilaterais. 

Abstract:

The theme of this paper emerges from the search for understanding the internship experience from the contemporary situation of Brazilian education in the light of the philosophy of praxis. The goal is to contribute to the school's appreciation in the omnilateral student training process, emphasizing the role of philosophy in order to expand the training to areas of intellectual autonomy, aesthetic sensibility and ethics training. Therefore, we consider important to conduct interviews with students supervised. We applied the questionnaire to 22 high school students who attend the series 2° year of high school in a state school in São Paulo, the city of Marilia. When performing a link between the school and the particular experiences of students, it became possible to produce a dialogue between school knowledge and the students' lives, enabling thus that school knowledge had more relevance in practical existence of the students.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065722320

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/22320

Palavras-Chave: Senso comum e filosofia da práxis; Formação omnilateral; Experiência

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.