Reflexões sobre ensino, aprendizagem e avaliação em filosofia: um olhar sobre a avaliação na perspectiva emancipatória

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 2, N. 1 (2016) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Tábata Valesca Corrêa

Resumo:

Neste trabalho, apresento algumas reflexões acerca das práticas de ensino, aprendizagem e avaliação no âmbito da educação básica. No sentido de construir caminhos que possam conduzir as práticas avaliativas escolares por uma perspectiva emancipatória, este trabalho consiste em um esforço de construção teórica com objetivo de contribuir para as discussões na área de avaliação de maneira geral, porém pontuando algumas reflexões acerca do processo de avaliação no campo da filosofia e de seu estudo. Assim, esboço algumas questões sobre ensino de filosofia, passando por alguns apontamentos acerca dos sentidos da filosofia no âmbito da educação básica e, por fim, apresento a discussão sobre avaliação, articulando alguns referenciais teórico-conceituais para pensá-la em uma perspectiva emancipatória.

Abstract:

In this paper, I present some thoughts about teaching practices, learning and evaluation, regarding to philosophy, on basic education. Initially, I present some questions about teaching and learning philosophy on basic education school, seeking to establish some relations with evaluations practices. Then, I present a discussion about school evaluation, connecting some theorical and conceptual references to think from emancipatory evaluation perspective.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065722424

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/22424

Palavras-Chave: Educação básica; Ensino de filosofia; Avaliação emancipatória

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.