O pensar de ordem superior e o papel do diálogo investigativo no fazer filosofia na educação básica

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 2, N. 2 (2016) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Altair Alberto Fávero, Junior Bufon Centenaro

Resumo:

O presente ensaio tem por escopo reconstruir a ideia lipmaniana do pensar de ordem superior, caracterizar o papel do diálogo no processo de fazer filosofia na educação básica e abordar a formação continuada docente como tarefa intrasferível para a possibilidade de êxito na promoção da educação para o pensar. O ensaio é resultado parcial de uma pesquisa bibliográfica, de cunho hermenêutico, vinculada ao projeto Políticas para o Ensino de Filosofia. O texto está organizado em três momentos: inicialmente busca definir o conceito do “pensar de ordem superior”; num segundo momento, a partir de Matthew Lipman (2008), aborda o diálogo investigativo como cerne para o exercício do pensar de ordem superior; por fim, no terceiro momento, trata dos desafios da formação dos professores da educação básica para que possam conduzir seu trabalho numa perspectiva do paradigma crítico-reflexivo da educação para o pensar.

Abstract:

The scope of the present essay is to reconstruct the Lipmanian idea of higher order thinking, to characterize the role of dialogue in the process of doing philosophy at basic education and approach the teacher’s continuing education as a nontransferable task for the possibility of success in promotion of education for thinking. The essay is a partial result of a bibliographic research, of hermeneutical nature, linked to the project Policies for the Philosophy Teaching. The text is organized in three moments: initially it seeks to define the concept of "higher order thinking"; in a second moment, from Matthew Lipman (2008), it approaches the investigative dialogue as the core for the exercise of higher order thinking; finally, in the third moment, it deals with the challenges of the formation of basic education teachers so that they can conduct their work in a perspective of the critical-reflective paradigm of education for thinking.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065725101

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/25101

Palavras-Chave: Fazer filosofia; Pensar de ordem superior; Lipman

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.