Cultura, educação e filosofia na perspectiva Nietzschiana

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 2, N. 2 (2016) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Alexsandro da Silva Marques

Resumo:

O presente texto se propõe apresentar algumas reflexões acerca dos escritos nietzschianos “Sobre o futuro de nossos estabelecimentos de ensino” (1871) e “Schopenhauer Educador” (1874). As reflexões sobre educação e cultura partem das experiências do filósofo quando ensinava na universidade de Basiléia/Suíça. Segundo este filósofo, para existir cultura é preciso um projeto educativo, pois não haverá educação sem uma cultura que lhe sirva de apoio. Há uma exacerbada valorização de um tipo de saber, busca-se o acumulado em excesso e sem relação com os contextos culturais e sociais dos indivíduos. Nas críticas nietzschianas percebemos uma luta por uma concepção de educação pautada nas experiências vivas de cada indivíduo, pois a vida é percebida como propulsora de diferentes formas de pensar e conhecer. Assim, podemos extrair em Nietzsche ferramentas contraria a uma cultura de massa destinada a padronização, alienação e competitividade e o ensino de filosofia como uma aliada na denúncia e crítica de nossa sociedade e de seu povo.

Abstract:

The present text proposes to present some reflections about the Nietzschean Writings "The future of our educational establishments" (1871) and "Schopenhauer Educator" (1874). The reflections about education and culture depart from philosopher experiences when he taught at the University of Basel / Switzerland. According to this philosopher, to exist culture requires an educational project, because there will be no education without a culture that supports it. There is an exacerbated valuation of a type of knowledge, it is sought the accumulated in excess and without relation with the cultural and social contexts of the individuals. In the Nietzschean critics, we perceive a struggle for a conception of education based on the living experiences of each individual, since life is perceived as a propeller of different ways of thinking and knowing. Thus, we can extract in Nietzsche tools contrary to a mass culture destined to standardization, alienation and competitiveness and the teaching of philosophy as an ally in denouncing and criticizing our society and its people.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065724167

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/24167

Palavras-Chave: Educação; Cultura; Filosofia

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.