A Fotografia como observação no estágio supervisionado em filosofia

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 3, N. 1 (2017) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: André Luis La Salvia, Lilian Alvez Ortiz, Cibele de Cássia Nogueira Gennari, Marcio Tokuiti Nomura, Alexandre Henrique Luppe de Matos, Gabriel Valim Alcoba Ruiz, Janice Caovila

Resumo:

Dentro da perspectiva do estágio docente enquanto campo de pesquisa, o presente artigo pretende refletir sobre as condições em que se deram a proposta, a pesquisa e a realização de um estágio de observação na licenciatura em filosofia. A partir de uma discussão sobre as imagens clichês do ambiente escolar, optou-se por problematizar a observação estimulando a produção de fotografias que escapassem do senso comum e captassem as singularidades da escola observada.

Abstract:

Within the perspective of the teaching internship as a field of research, this article intends to think on the conditions under which the proposal, the research and the accomplishment of an internship of observation in the teaching degree in philosophy occur. From a discussion on the clichés images of the school environment, we opted to problematize the observation by stimulating the production of photographs that escaped common sense and captured the singularities of the observed school.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065727077

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/27077

Palavras-Chave: Estágio; Licenciatura; Imagem; Observação; Filosofia

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.