O ENSINO DE FILOSOFIA EM TEMPOS HIPERMODERNOS: DESAFIOS DO AMANHÃ

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 3, N. 1 (2017) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Mauricio Silva Alves

Resumo:

A sociedade hipermoderna  tem suas estruturas fundadas na lógica do imediatismo, hedonismo, consumismo bem como no fascínio estético que torna uma sociedade alicerçada no espetáculo, este não dá subsídios que permitam o homem distinguir o que é real do que é irreal, deste modo, constitui-se um indivíduo que se imagina eterno e que não precisa cultivar a atitude  perguntante diante dos aparatos inovadores e sedutores da hipermodernidade, é por assim dizer uma traição, pois fascinado pelo imediatismo, e por todos os padrões espetaculares, porém superficiais que lhe são oferecidos, é incapaz de lidar com seus problemas existenciais. A filosofia deve permanecer à margem para garantir o seu espaço como disciplina? A proposta desse trabalho é que se busque a interdisciplinaridade que se coloca como possibilidade de efetivar uma nova maneira de ensinar a Filosofia por meio da reconsideração do discurso das disciplinas do currículo e do modo como elas se articulam sobre uma mesma temática. Nesse sentido, desenvolver um Ensino de Filosofia eficaz, nesses tempos hipermodernos, pressupõe não só a utilização dos textos clássicos dos filósofos de maneira a construir uma exegese filosófica no ensino médio, mas como um distintivo que possibilite o desenvolvimento da criticidade dos alunos do Ensino Médio por meio da interdisciplinaridade.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065727272

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/27272

Palavras-Chave: Hipermodernidade; Ensino de filosofia; Interdisciplinaridade

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