O ENSINO DE FILOSOFIA PENSADO À LUZ DE ALGUMAS QUESTÕES DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 3, N. 1 (2017) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Tiago Luís Teixeira Oliveira

Resumo:

O presente artigo traça alguns paralelos entre o ensino de filosofia e o ensino de ciências a partir de problemas amplamente discutidos por filósofos da ciência, especificamente o problema da demarcação e o problema do método. Sugerimos algumas pistas de reflexão sobre o ensino de filosofia para que este, no lugar de copiar um modelo inadequado e dogmático de ensino de ciências, possa instigar o espírito crítico e investigativo, também presente na atividade científica.

Abstract:

The present article draws some parallels between philosophy teaching and science teaching starting from problems widely discussed by philosophers of science, specifically the demarcation problem and the problem of method. We suggest some clues for reflection on philosophy teaching providing that, instead of copying an inadequate and dogmatic model of science teaching, it could instigate the critical and investigative spirit, also present in actual scientific practice.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065725618

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/25618

Palavras-Chave: Ensino de filosofia; Problema da demarcação; Problema do método

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.