RELATO DE EXPERIÊNCIA: O TEMA DA CIDADANIA EM QUESTÃO. ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA POR ETAPAS SOBRE FILOSOFIA POLÍTICA

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 3, N. 1 (2017) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Quézia Siqueira Pereira Freitas, Angela Zamora Guimaraes Cilento

Resumo:

Este relato de experiência é resultado da participação de uma licencianda do curso de psicologia no PIBID de Filosofia na Universidade P. Mackenzie em São Paulo, cujo objetivo é de promover o ensino de filosofia por meio da sensibilização estética. Na escola parceira Major Arcy, escola pública da cidade de São Paulo, foi desenvolvido um projeto sobre cidadania que deu origem a uma sequência didática por etapas. A primeira consiste na implementação (planejamento, apresentação da proposta à equipe gestora e alunos), a segunda, na realização de várias dinâmicas de grupo, a próxima configurou-se pelo aprofundamento do referencial teórico, a quarta dedicou-se à produção estética pelos alunos. Houve um momento cultural que perfez a quinta etapa e por fim, a vivência do sociodrama fechou a sequência didática. Destarte, os alunos envolvidos passaram a valorizar o estudo de filosofia e se conscientizaram quanto à necessidade de sua participação na construção da sociedade civil. Além disso, puderam expressar-se por meio de manifestações artísticas. Este projeto permitiu revelar que a interconexão entre Filosofia e Psicologia pode promover resultados. O planejamento cuidadoso de cada etapa impactou estudantes, licenciandos e professores e contribuiu para a formação enquanto seres humanos e cidadãos.

Abstract:

This expericence report is the result of the participation of a licentiate´s student of the psychology course in the PIBID of Philosophy at the University P. Mackenzie in São Paulo, whose objective is to promote the teaching of philosophy through aesthetic sensitization. The project took place in public school partner Major Arcy in the city of São Paulo, a project was developed on citizenship which led to a didactic sequence in stages. The first one consists in the implementation (planning, presentation of the proposal to the management team and students), the second one in the accomplishment of several group dynamics, the next one was configured by the deepening of the theoretical reference, the fourth one was dedicated to the aesthetic production by the students . There was a cultural moment that perfected the fifth stage and finally, the experience of the sociodrama closed the didactic sequence. Thus, the students involved began to value the study of philosophy and became aware of the need for their participation in the construction of civil society. In addition, they were able to express themselves through artistic manifestations. This project revealed that the interconnection between Philosophy and Psychology can promote results: the careful planning of each stage has impacted in the High school students, licentiate´s student and teachers. Also has contributed to the training as human beings and citizens.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065725782

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/25782

Palavras-Chave: Pibid/filosofia/Mackenzie; Filosofia e psicologia; Relato de experiência

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.