NIETZSCHE PROFESSOR: POR UM ENSINO DE FILOSOFIA POTENCIALIZADOR

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 3, N. 2 (2017) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Lucas Giovan Gomes Acosta

Resumo:

Este artigo tem por finalidade estabelecer uma aproximação entre o pensamento filosófico de Nietzsche e a educação, abordando, mais especificamente, o ensino de filosofia. O estudo visa configurar o pensamento de Nietzsche no campo educacional de maneira a demonstrar pontos de interlocução com algumas questões contemporâneas de educação. Nessa perspectiva, buscar-se-á recuperar alguns conceitos fundamentais para compreensão da configuração do conceito Vontade de Potência no pensamento de Nietzsche, a fim de se problematizar a possibilidade de um ensino de filosofia potencializador, ou melhor, um ensino de filosofia que propulsione a potencialização do educando. O procedimento adotado consiste em uma pesquisa bibliográfica, que tem como fio condutor o conceito de Vontade Potência como força pusional, inerente ao homem; de afirmação da multiplicidade da vida, de criação.

Abstract:

This article aims to establish a connection between Nietzsche philosophical thought and education, addressing, more specifically, the philosophy teaching. The study aims to set Nietzsche's thought in the educational field in order to demonstrate points of dialogue with some contemporary education issues. In this perspective, it will seek to regain some fundamental concepts for understanding the Will to Power concept configuration in Nietzsche's thought, in order to problematizing the possibility on potentializing philosophy teaching, or rather a philosophy teaching that propels the student empowerment. The procedure adopted consists of a bibliographical research that has as conducting wire the concept of the Will Power as a driving force, inherent in a man; of the affirmation of multiplicity of life, of creation.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065730473

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/30473

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Vontade de Potência; Força pulsional; Vida; Criação

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.