ENSINO DE FILOSOFIA E ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTRANHO SILÊNCIO

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 4, N. 1 (2018) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Caio Seiji Nagayoshi, Daniela Lopes Scarpa

Resumo:

Na área de ensino de filosofia, poucos trabalhos têm sido publicados com foco no ensino de filosofia da ciência. Contudo, na área de ensino de ciências, há amplo reconhecimento de que a introdução de elementos de filosofia da ciência na escola pode contribuir para a alfabetização científica. O argumento é de que não basta que os alunos aprendam conceitos científicos; eles devem aprender, também, sobre a atividade científica e o conhecimento científico por ela produzido, isto é, sobre a natureza da ciência (NdC). O presente artigo apresenta um breve panorama das pesquisas sobre o tema na área de ensino de ciências. Argumenta-se que, apesar da atual falta de comunicação entre as áreas de ensino de filosofia e ensino de ciências, um maior diálogo entre elas seria benéfico para ambas.

Abstract:

In the field of philosohy teaching, few texts have been published focusing the teaching of philosophy of science. However, in the field of science teaching, there is wide recognition that the introduction of elements of philosophy of science in school can contribute to scientific literacy. The argument is that it is not enough for students to learn scientific concepts; they must also learn about scientific activity and the scientific knowledge produced by it, that is, about the nature of science (NOS). The present article presents a brief overview of the research on the topic in the field of science teaching. It is argued that, despite the current lack of communication between the fields of philosophy and science teaching, a greater dialogue between them would be beneficial for both.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065730757

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/30757

Palavras-Chave: Ensino de Ciências; Ensino de Filosofia; Filosofia da Ciência; Natureza da Ciência

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.