CRÍTICA E PERSPECTIVA FILOSÓFICA DO SAPERE AUDE KANTIANO NO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ: O RETROCESSO DO NOVO ENSINO MÉDIO

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 4, N. 2 (2018) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Tomaz Martins da Silva Filho

Resumo:

O artigo reflete sobre a importância do discurso filosófico como pensamento reflexivo a partir do conceito de  aufklärung kantiano em uma instituição de ensino. Trata-se de resultados parciais de pesquisa em andamento na coordenação de pesquisa do campus Conceição do Araguaia –PA.  Tem como metodologia pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa. Tem como objetivo ressaltar as garantias de pensamento autônomo, portanto, liberdade de expressão e uso público da razão no Instituto Federal, tendo em vista a formação do pensamento autônomo e os entraves para o estabelecimento desde provocados pela lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 e das Diretrizes do IFPA dela decorrente.  Percebe-se como discussões que não há crítica, nem autocrítica sem autonomia. A lei que reformula o novo ensino médio prioriza o saber tecnológico em detrimento do saber humano. O IFPA em comunhão com esse pensamento meramente tecnocrático cria as Diretrizes para Reorganização dos Cursos Técnicos na Forma Integrada do IFPA. Como considerações finais percebe-se que o documento cerceia a autonomia de pensamento proporcionada pelas humanidades. Priva os alunos de amplo conhecimento filosófico e sociológico. É um disciplinamento da criticidade do aufklärung.  

Abstract:

The article reflects on the importance of philosophical discourse as reflective thought for the maintenance of the Kantian aufklärung in an educational institution. These are partial research results in progress in the research coordination of the campus Conceição do Araguaia - PA. Its methodology is a qualitative bibliographical research. Its objective is to emphasize the guarantees of autonomous thinking, therefore, freedom of expression and public use of reason in the Federal Institute, in view of the formation of autonomous thinking and the obstacles to establishment since provoked by lei nº 13.415, of february 16 of 2017 and the resulting IFPA guidelines. it is understood as discussions that there is no criticism, nor self-criticism without autonomy. The law that reformulates the new high school prioritizes technological knowledge to the detriment of human knowledge. The IFPA in communion with this merely technocratic thought creates the Guidelines for Course Reorganization IFPA Integrated Form. As final considerations it is perceived that the document limits the autonomy of thought provoked by the humanities. It deprives students of broad philosophical and sociological knowledge. It is a disciplining of the criticality of aufklärung.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065734592

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/34592

Palavras-Chave: Filosofia; Currículo; Liberdade; Aufklärung; Sapere aude

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.