REFLEXÕES SOBRE A FILOSOFIA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 4, N. 2 (2018) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Maria Clara Pereira Santos

Resumo:

Este artigo se propõe refletir sobre a filosofia na educação escolar, sua metodologia se baseando na Teórica Crítica de Theodor Adorno e M. Horkheimer, que é usada na construção de uma tecedura expositiva em que os endereços históricos do ensino da filosofia são trazidos como pontos de apoio para fazer emergir as fissuras de contradição envolvendo a relação entre o conhecimento de filosofia e o espaço dado à mesma na educação formal brasileira. Seu objetivo é problematizar o horizonte desse ensino de filosofia fazendo uso de sua historicidade no exercício do pensar elucidativo. Por isso, os pontos de contradição trazidos pela análise histórica endereçadora da relação tempo-espaço e modelação dos elementos identificativos do ensino da filosofia nos servem como fios condutores que tornam razoável a visibilização desse horizonte em suas lacunas potenciais. A conclusão desse artigo, coerente com seu ponto de apoio metodológico, não preconiza uma fórmula de salvação, pelo contrário, ela pressupõe tornar audível uma voz encarnada de várias vozes sobre o tema ensino da filosofia como componente curricular, acreditando que o diálogo aberto já faz parte do próprio exercício filosófico de pensar a si mesmo como conteúdo escolar necessário para um projeto coletivo de sociedade democrática.

Abstract:

This paper proposes an analysis about philosophy in school education. Its methodology is based on the Critical Theory proposed by Theodor Adorno and Max Horkheimer, which is used in the construction of an expository web where the historical addresses of the philosophy teaching are brought as supporting points to create the fissures of contradiction involving the relation between the knowledge of philosophy and the role given to it in Brazilian formal education. Our goal is to problematize the horizon of such philosophy teaching using its historicity in the exercise of the elucidative thinking. That is why the contradiction points brought by the historical analysis addressing the time-space relation and the modelling of the identifying elements of the teaching of philosophy serve as conducting threads that make it reasonable to see this horizon in its potential gaps. The conclusion of this article, consistent with its methodological approach, does not advocate a formula of salvation, quite the opposite, it presupposes to make audible a voice incarnated of several voices on the subject of teaching philosophy as a curricular component, believing that open dialogue is already part of the philosophical exercise of thinking about itself as school content necessary for a collective project of democratic society.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065732968

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/32968

Palavras-Chave: Educação; Ensino da Filosofia; Teoria Crítica

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.