AULA DE FILOSOFIA E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO POR MEIO DE NARRATIVAS: A FIGURA DO PROFESSOR E A PRODUÇÃO DO DOCUMENTÁRIO ?O HOMEM DAS MIL VOZES?

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 4, N. 2 (2018) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Simone Matos Alauk, Carolina da Silva Ferrarezi, Eliana Chaves Freitas Barbosa, Angela Zamora Guimaraes Cilento

Resumo:

Este artigo tem por objetivo demonstrar os processos de subjetivação em jovens e adolescentes quando da atuação conjunta da filosofia com a sensibilização estética. Estes processos devem constituir boa parte da formação docente. Para tanto, cabe investigar como se dão tais processos e de que maneira o professor pode conduzi-los, ainda que no espaço restrito da matriz curricular. Com a finalidade de demonstrarmos a relevância da filosofia para os processos de subjetivação, realizamos um documentário na E.E Jácomo Stávale, escola da rede pública, sediada na zona norte da cidade São Paulo. Quando esses jovens vivenciam um ensino de qualidade, com práticas docentes que possibilitam uma experiência de sensibilidade estética, estes fatos potencializam uma conexão com o aprendizado, se livrando das determinações vigentes e alcançando uma autonomia do pensamento. O documentário, resultado da práxis docente, não deixa de ser uma produção estética que permite avaliar à luz das análises discursivas os processos de subjetivação em questão. Neste artigo vamos abordar a importância de um bom professor de filosofia, a experiência do PIBID/FILOSOFIA/CAPES na E.E Jácomo Stávale, a produção do documentário e nossas perspectivas com relação à educação. 

Abstract:

This article seeks to elucidate and enhance the figure of the educator, endowed with the gifts of narrative in his philosophy classes. For this, the concepts of Erfahrung (formative experience) and Erlebnis (experience) elaborated by Walter Benjamin will be related, concepts that will serve as theoretical subsidy for the analysis of the documentary “The Man of a Thousand Voices”, produced and recorded during the lessons of philosophy taught by Professor Nicola Reinaldo Zíngare, in high school, of the State School Jácomo Stávale, located in the neighborhood of Freguesia do Ó, north of the capital of São Paulo. The research focuses mainly on the possibilities of the narrative to reach the status of Erfahrung, in the Benjaminian molds. Next, we will verify if the production of the documentary meets the formative process of the spectators, that is, if it can also be classified as an experience. Therefore, we intend to demonstrate the relevance of a teacher capable of provoking the formative experience in his students. Thus, we believe as graduates of the course of philosophy of PIBID Mackenzie Capes, that the processes of subjectivation open the way for the formation of students in this demotivating scenario of Brazilian education.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065732966

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/32966

Palavras-Chave: Educação; Experiência; Filosofia; Walter Benjamin

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.