O DISCURSO PARLAMENTAR SOBRE A PRESENÇA OBRIGATÓRIA DA FILOSOFIA E DA SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO ENTRE 1997 E 2008

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 4, N. 2 (2018) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Gustavo Cravo de Azevedo

Resumo:

O trabalho tem como objetivo principal contar e analisar a trajetória de institucionalização da Sociologia como disciplina obrigatória no ensino médio entre os anos 1983 e 2008, com atenção para seus avanços e retrocessos. Além do foco nos estados, o estudo acompanha as duas tramitações de projetos de lei federal. A primeira, em 2001, sem sucesso, a segunda, em 2008, com sucesso. Nas duas tentativas, são analisados os discursos produzidos pelos parlamentares nas duas Casas do Congresso, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Entre os argumentos favoráveis à obrigatoriedade da disciplina, destacam-se os objetivos de boa formação da juventude brasileira e construção de uma sociedade democrática e cidadã. Entre os argumentos contrários, as dificuldades práticas dessa empreitada e a suposição de que os conteúdos de Sociologia e Filosofia já estariam contemplados em outras disciplinas de Humanidades.

Abstract:

The main objective of this study is to analyze and analyze the trajectory of institutionalization of Sociology as a compulsory subject in secondary education between 1983 and 2008, with attention to its advances and setbacks. In addition to the focus on the states, the study follows the two steps of federal bills. The first, in 2001, without success, the second, in 2008, successfully. In both attempts, the speeches produced by the parliamentarians in the two Houses of Congress, the Chamber of Deputies and the Federal Senate are analyzed. Among the arguments favorable to the compulsory nature of the discipline, the objectives of good training of the Brazilian youth and the construction of a democratic and citizen society stand out. Among the opposing arguments, the practical difficulties of this work and the assumption that the contents of Sociology and Philosophy would already be contemplated in other disciplines of Humanities.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065733180

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/33180

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Ensino de Sociologia

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.