UM OLHAR PARA O ENSINO DE FILOSOFIA NA REDE PÚBLICA PAULISTA DE ENSINO REGULAR

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 4, N. 2 (2018) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Jefferson Luis Brentini da Silva, Denis Domeneghetti Badia

Resumo:

A reinserção da componente curricular Filosofia e Sociologia no ensino brasileiro em 2008 desencadeou uma série de mecanismos para tornar possível o ensino destas disciplinas; mas, será que tais demandas convergem na apropriação do saber filosófico ou são apenas mecanismos para tornar, especialmente a disciplina de Filosofia, marginal e com pouco valor para todos? Esse artigo aponta a partir de uma abordagem qualitativa enviesada no ideal e no real os possíveis caminhos do ensino de Filosofia na rede pública paulista de ensino regular. Para tanto, os objetivos são analisar a possibilidade do Currículo Oficial do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2010), materializado no Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo (SÃO PAULO, 2014) e, por conseguinte, contrastar a proposta com a previsão de aulas dentro do calendário letivo de 2014, a fim de esclarecer a sua possibilidade ou não, de serem cumpridas. Como resultado evidenciou que, mesmo em situações ideais, em virtude do excesso da demanda, do curto tempo disponível para a consecução e dos processos de construção do indivíduo na sociedade é uma demanda quase impossível de ser cumprida.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065731969

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/31969

Palavras-Chave: Filosofia; Material de Apoio ao Currículo do Estado de São Paulo; Currículo Oficial do Estado de São Paulo; Ensino Público

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.