RELATO DE EXPERIÊNCIA: SOMOS LIVRES OU PREDESTINADOS? MÉTODO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE UMA AULA ELABORADA PARA UMA TURMA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 4, N. 2 (2018) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Cínthia Roso Oliveira, Carina Tonieto, Andrei Luiz Lodéa, Ângela Bárbara Rossetto

Resumo:

Este artigo apresenta um relato de experiência realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. A metodologia utilizada para realizar a intervenção partiu do pressuposto de que precisamos conhecer o universo cultural do aluno para a partir daí elaborar o planejamento, com vistas a desenvolver sua autonomia. Então, a partir de um questionário com aquele intuito, foi elaborado o plano de aula “Liberdade X Destino”. Os passos didáticos foram uma mescla das sequências abordadas por Kohan (1999) baseado em Lipman (1995) e Trombetta (2002; 2013), os quais se seguem: sensibilização, problematização, investigação filosófica e sistematização. A partir da avaliação dos alunos sobre o que mais gostaram da aula, todos de certa forma se referiram ao debate, sendo que um especificou que ao exporem ideias diferentes das suas nos debates, eles puderam pensar para além da sua própria. Isso nos chamou muito a atenção e nos deixou muito satisfeitos, pois um dos principais objetivos de uma aula de filosofia é permitir ampliar os pontos de vista sobre os problemas, e foi isso que procuramos fazer, não criar um consenso, mas sim estimular que cada um conseguisse refletir sobre os diferentes pontos de vista.

Abstract:

This article presents a report of an experience carried out with a group of the final year of Elementary School in Brazil (9th grade). The methodology used to perform the intervention was based on the assumption that the cultural universe of the student must be acknowledged so that the planning can be elaborated accordingly, with a view to developing the students’ autonomy. Hence, from a questionnaire with that intention, the class plan “Freedom vs. Destiny” was elaborated. The didactic steps were a combination of the sequences approached by Kohan (1999) based on Lipman (1995) and Trombetta (2002; 2013), which include: sensibilization, problematization, philosophical investigation and systematization. All students, to some extent, referred to the discussion as one of their favorite part of the class. One student specified that by putting into debate ideas that differ from their own enabled them to think beyond. This has attracted a great deal of attention, as one of the main objectives of a Philosophy class is to broaden our viewpoints on problems, which is what we intend to do, not to create a consensus, but rather to encourage each one to reflect on different points of view.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065734588

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/34588

Palavras-Chave: Destino; Liberdade; Relato de Experiência

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.