MICHEL DE MONTAIGNE E AS DIRETRIZES DE UMA EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 5, N. 1 (2019) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Joao Batista Andrade Filho

Resumo:

Michel de Montaigne (1533 – 1592) foi um ilustre filósofo francês do período da Renascença. Portanto, viveu em um mundo em transição, rumando na direção do que convencionalmente passou a ser chamado de Modernidade. O momento histórico no qual está inserida sua biografia caracteriza-se por conflitos e perturbações sociais e políticas, bem como por descoberta de um novo mundo e avanços no conhecimento, reflexo de uma busca por desenraizamento de uma tradição medieval e pela construção de uma nova mentalidade pautada pela autonomia em relação aos ditames escolásticos. Montaigne herdou esse ímpeto e propôs uma filosofia humanista da qual deriva uma proposta educativa. Fizemos o presente artigo com o intuito de colher diretrizes para o ensino de filosofia no Ensino Médio. Inicialmente partimos do estudo do texto Montaigne: filosofia e educação para a vida, do professor Márcio Silveira Lemgruber. Posteriomente, aprofundamos a interpretação com o texto contido nos Ensaios, A educação da criança, reforçado com textos de outros autores como Cambi (1999) e Morandi (2002).

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065737966

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/37966

Palavras-Chave: Educação; Autonomia; Ensino de Filosofia

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.