DORMI EXPECTADOR, ACORDEI PROTAGONISTA: REFLEXÕES SOBRE A TRANSIÇÃO DO DISCENTE PARA O DOCENTE NA FILOSOFIA

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 5, N. 2 (2019): Dossiê perspectivas da filosofia no ensino médio • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Ezequiel Redin

Resumo:

O processo de formação de professores de Filosofia é complexo e ultrapassa as questões relacionadas ao fato de estar atrelado apenas a um expectador das aulas. No ensino de graduação de Filosofia no Brasil há muitos desafios para se romper na formação dos futuros docentes, inclusive, a condição de expectador. O trabalho objetiva refletir sobre o processo de formação nos cursos de Filosofia em âmbito de licenciatura e a sua relação com os percursos iniciais dos professores formados que ingressam na escola em suas primeiras imersões no contexto da docência. A problemática central envolve compreender a forma do ensino de filosofia através de suas experiências como estudantes e que, posteriormente, são reproduzidas como docentes de Filosofia. Para tanto, tratamos de compreender os métodos, as formas de ensinar e aprender nos cursos de licenciatura e o que essas relações influenciam no futuro da sua prática docente nas escolas de ensino médio.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065736471

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/36471

Palavras-Chave: Docência; Ensino; Filosofia; Formação

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.