Notas sobre o ensino da filosofia na Universidade de São Paulo: sujeição e resistência

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: José Roberto Sanabria de Aleluia

Resumo:

Almejamos através da presente investigação analisar a constituição discursiva sobre a formação filosófica uspiana com intuito de compreender quais foram as condições que permitiram a emergência dos saberes e poderes que sustentaram os objetos de conhecimento no ensino de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (FFCL-USP), observando o período de formação (constituição) do curso de filosofia que se estende de 1936 até 1963. A pesquisa utiliza como referencial teórico-metodológico a arqueologia do pensador francês Michel Foucault, na qual o sujeito é fundamentalmente uma produção das práticas discursivas e de relações de saber-poder que o atravessam e o delimitam. Por meio deste procedimento metodológico pretendemos entender a emergência dos modos de subjetivação e objetivação e fornecer visibilidade não só às grandes linhas de continuidade discursiva, mas também das descontinuidades que abrigam os vestígios e arquivos submersos da história oficial.

Abstract:

Through this research we aim to analyze the discursive constitution about the Uspian philosophical formation in order to understand what conditions allowed the emergence of knowledge and powers that supported the objects of knowledge in the teaching of Philosophy at the Faculty of Philosophy, Sciences and Letters of the University of São Paulo (FFCL-USP). For this purpose, we observed the period of formation (constitution) of the Philosophy course from 1936 to 1963. The research uses as theoretical-methodological reference the archeology of the French thinker Michel Foucault, in which the subject is fundamentally a production of discursive practices and knowledge-power relations that go through and delimit him. With this methodological procedure we intend to understand the emergence of modes of subjectivation and objectification and provide visibility not only to the great lines of discursive continuity, but also to the discontinuities that shelter the submerged traces and archives of the official history.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065739779

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/39779

Palavras-Chave: Filosofia; Ensino de Filosofia; Arqueologia; Universidade.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.