Como ensinar filosofia em uma educação maior: uma análise bourdieuana do sistema de ensino

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Matheus Diesel Werberich

Resumo:

No presente artigo, constata-se o modo como o ensino de filosofia no Brasil, visto como educação maior, é utilizado como ferramenta da inculcação de um arbitrário cultural a partir de uma análise bourdieuana do sistema de ensino. Chegou-se à conclusão que a prioridade conferida ao texto clássico de filosofia no ensino médio é um modo de reprodução das mesmas estruturas sociais que permitem a impossibilidade de ascensão social. Com isso, é proposta uma educação menor, cuja constituição fundamental é a relação entre professor e aluno, capaz de subverter as características da educação maior. Para tanto, foram analisados os textos de Sílvio Gallo (2002; 2006), os quais apontam para a valorização do capital cultural dos alunos, o incentivo à criação autônoma de conceitos e escolha de autoras e autores não canônicos como ferramentas de subversão dos mecanismos da educação maior.

Abstract:

In the present paper, we determine, through a bourdieuan analysis of the educational system, the way teaching of philosophy in Brazil, viewed as major education, is used as a tool of inculcation of a cultural arbitrary. We’ve come to the conclusion that the priority attributed to the classical texts of philosophy is a way of reproduction of the same social structures that allow the impossibility of social ascension. With it, it’s proposed a minor education, whose main constituent is the relation between teacher and student, capable of subverting the characteristics of major education. For this purpose, the texts of Sílvio Gallo (2002; 2006) were analyzed, which point to the valorization of students’ cultural capital, the incentive to autonomous creation of concepts and the choice of non-canonical authors as tools of subversion of the mechanisms of major education.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065739401

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/39401

Palavras-Chave: Ensino de filosofia; Sociologia da educação; Educação maior; Educação menor

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.