O uso de textos filosóficos em sala de aula: o que os professores pensam sobre isso?

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Fábio Antonio Gabriel, Ana Lúcia Pereira

Resumo:

Este artigo tem como objetivo analisar as percepções de professores de Filosofia em serviço sobre o uso de textos dos filósofos em sala de aula. O referencial teórico está relacionado à compreensão do papel da Filosofia na sociedade segundo Jaspers (1971) e a importância do uso de textos filosóficos em sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa e os sujeitos são 32 professores de Filosofia da rede pública do Estado do Paraná, Brasil. Os dados foram coletados por meio de questionários e organizados e analisados por intermédio da análise de conteúdo, de onde foi possível identificar cinco categorias. Os resultados apontam que as percepções dos professores sobre o uso de textos dos filósofos em sala de aula estão relacionadas às questões sobre o ensino da Filosofia de forma reflexiva, como uma construção histórica e fundamental, para que o aluno viva uma experiência filosófica.

Abstract:

This paper aims to analyze the perceptions of Philosophy teachers in service about the use of texts of philosophers in the classroom. The theoretical reference is related to the understanding of the role of Philosophy in society according to Jaspers (1971) and the importance of the use of philosophical texts in the classroom. The research is of qualitative nature and the subjects are 32 Philosophy teachers of the public school network of the State of Paraná, Brazil. The data were collected through questionnaires and organized and analyzed through the content analysis, from which it was possible to identify five categories. The results point out that teachers’ perceptions about the use of texts of philosophers in the classroom are related to the issues about the teaching of Philosophy in a reflexive way, as a historical and fundamental construction for the student to live a philosophical experience.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065738631

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/38631

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; Leitura de textos filosóficos; Experiência filosófica.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.