A Tragédia Grega como Recurso Didático

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Tiago Irigary de Bem

Resumo:

Trata-se aqui dos desdobramentos de utilizar a tragédia como recurso didático em aulas de Filosofia do Ensino Médio, o que foi feito no meu estágio curricular obrigatório. O conflito trágico, a ambientação com aspectos da cultura grega clássica, a conexão que a tragédia faz com outros conteúdos filosóficos, o enorme potencial didático das tragédias, bem como a recepção dos estudantes. Defendo que, com o devido alerta sobre anacronismos, os paralelos que podem ser traçados entre a tragédia e os nossos dias se tornam deveras didáticos e possuem, inclusive, grande potencial interdisciplinar.

Abstract:

I deal here with the consequences of using tragedy as a didactic resource in Philosophy classes in High School, which was done in my obligatory curricular internship. The tragic conflict, the setting with aspects of the classical Greek culture, the connection that the tragedy makes with other philosophical contents, the enormous didactic potential of the tragedies, as well as the reception of the students. I argue that, with due warning about anachronisms, the parallels that can be traced between tragedy and our days become truly didactic and even have great interdisciplinary potential.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065737122

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/37122

Palavras-Chave: Tragédia; Didática; Ensino de Filosofia; Grécia Clássica; Antígona.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.