Experimentos de pensamento como recurso pedagógico para o ensino de Filosofia

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Luana Francine Nyland

Resumo:

Este trabalho tem como objeto de investigação uma ferramenta metodológica muito utilizada na Filosofia, experimentos de pensamento. Os experimentos de pensamento são narrativas que convidam o leitor a imaginar e avaliar uma situação hipotética, sendo utilizados na investigação filosófica para elucidar determinada concepção ou, até mesmo, para apoiar ou refutar alguma teoria. Contudo, poderia essa ferramenta de investigação ser utilizada também como um recurso pedagógico nas aulas de Filosofia? O objetivo desse trabalho consiste em defender uma resposta positiva a tal pergunta. Para isso, apresento a perspectiva de Nancy J. Nersessian (1992, 2018) sobre o raciocínio envolvido na experimentação mental, que é baseada na perspectiva de modelos mentais (mental models), para apoiar a hipótese de que experimentos de pensamento podem ser utilizados como recursos pedagógicos no ensino de Filosofia.

Abstract:

The paper analyses a widely used tool in philosophical methodology, thought experiments. Thought experiments are narratives that invite the reader to imagine and evaluate a hypothetical situation. They are used in philosophical inquiry to clarify a certain conception, and even to support or refute some theory. However, could this research tool also be used as a pedagogical resource in Philosophy classes? The aim of this paper will be to support a positive answer to this question. For this, I present Nancy J. Nersessian’s perspective on the reasoning involved in thought experimenting, which is based on mental models perspective, to support the hypothesis that thought experiments can be used as pedagogical resources in the teaching of Philosophy.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065741280

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/41280

Palavras-Chave: Ensino de Filosofia; experimentos de pensamento; recurso pedagógico; modelos mentais.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.