Reformas curriculares e o ataque ao pensamento reflexivo: o sutil desaparecimento da filosofia no currículo da Educação Básica no Brasil

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Altair Alberto Fávero, Junior Bufon Centenaro, Antonio Pereira dos Santos

Resumo:

O presente ensaio tem por objetivo analisar a exclusão/flexibilização da filosofia pelas reformas curriculares como uma das faces do ataque ao pensamento reflexivo. Busca-se problematizar a maneira como as reformas educacionais em curso representam um ataque ao pensamento reflexivo na medida que realizam um processo sutil de exclusão da filosofia no currículo da educação básica. O ensaio está estruturado em duas partes: na primeira parte, apresenta-se uma análise sobre a flexibilização/exclusão da filosofia e do pensamento reflexivo induzidos pela Lei 13.415/17 e pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular); na segunda parte far-se-á uma defesa da permanência da filosofia nos currículos como prerrogativa para desenvolver o pensamento reflexivo, considerado imprescindível para o pleno desenvolvimento da pessoa humana e para as relações democráticas. Nas considerações finais, são apontados desafios políticos e pedagógicos enquanto compromissos para o campo do ensino de filosofia no Brasil. A metodologia que estrutura o presente ensaio está ancorada no método analítico-hermenêutico, com especial ênfase nos procedimentos de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental em políticas curriculares.

Abstract:

This essay aims to analyze the exclusion/flexibility of philosophy by curriculum reforms as one of the faces of the attack on reflective thinking. It seeks to problematize the way in which the educational reforms underway represent an attack on reflective thinking as they carry out a subtle process of excluding philosophy from the curriculum of the basic education. The essay is structured in two parts: in the first part we present an analysis on the flexibilization/exclusion of philosophy and reflective thinking induced by Law 13.415/17 and by BNCC (Base Nacional Comum Curricular); in the second part there will be a defense of the permanence of philosophy in the curricula as a prerogative to develop reflective thinking, considered essential for the full development of the human person and for democratic relations. In the final considerations, political and pedagogical challenges are pointed out as commitments for the field of teaching philosophy in Brazil. . The methodology that structures the present essay is anchored in the analytical-hermeneutic method, with special emphasis on bibliographic research procedures and documentary research in curricular policies.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065742599

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/42599

Palavras-Chave: Pensamento reflexivo; Ensino de filosofia; BNCC; Reforma do ensino médio.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.