Educação Filosófica como processo de Libertação

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Klédson Tiago Alves de Souza

Resumo:

Nosso objetivo neste artigo é discutir a relação entre filosofia – de modo mais incisivo a Filosofia da Libertação – e educação, de modo que propicie, muito mais do que conteúdos dogmatizados, o despertar para descolonização, a emancipação e a política. Portanto, o caminho proposto aqui é o da procura por refletir sobre uma educação filosófico-libertadora. A partir da pergunta geradora de Leopoldo Zea ‘O que é o homem latino-americano? Procuramos refletir sobre o processo de descoberta do ‘rosto’ oprimido do latino-americano, da revelação desse Outro en-coberto pelo si mesmo europeu. Trazemos à cena o método ana-lético de E. Dussel (1986) e o termo Inédito Viável de Freire (2015) para que busquemos um movimento filosófico no sentido de pensar a Filosofia da Libertação como compromisso com a libertação dos oprimidos.

Abstract:

In this article, our goal is to discuss the relationship between Philosophy – particularly the Philosophy of Liberation – and Education, so that it contributes not only to dogmatized content but also to the awakening towards decolonization, emancipation, and political thinking. Therefore, the proposed path is to reflect on a liberating philosophical education. Following Leopoldo Zea’s primary questioning ‘Who is the Latin-American man?’ We seek to contemplate the discovery process of the Latin-American man’s oppressed face and the unraveling of a concealed Other by his European self. We bring to light E. Dussel’s analectic method and Freire’s “untested feasibility” term so that we seek a philosophical movement that considers the Philosophy of Liberation as committed to the liberation of the oppressed.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065747405

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/47405

Palavras-Chave: Filosofia da Libertação. Educação Filosófico Libertadora. Método Analético. Inédito Viável.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.