A experiência na formação social do sujeito e o interacionismo simbólico em G. H. Mead: contribuições para o Ensino de Filosofia no Ensino Médio

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: José Gilliard Santos Silva, Shirlene Santos Mafra Medeiros

Resumo:

O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise dos conceitos de Interacionismo Simbólico de George Herbert Mead e Agir Comunicativo de Jürgen Habermas e suas contribuições para o ensino de Filosofia no Ensino Médio, articulada à uma ação educativa realizada no contexto da Escola Pública.  A pesquisa consistiu em desenvolver uma metodologia de ensino de filosofia na escola pública, orientada numa perspectiva de identificação, problematização e busca por soluções de problemas com base em estudos da tradição filosófica e sua devida contextualização. A filosofia seria uma espécie de mediadora e guia, entre as diferentes formas de conhecimentos presente nas vidas dos estudantes, e teria o papel fundamental de organizar e articular criticamente, de acordo com seu contexto e necessidades, as diversas nuances dos saberes. A relevância da pesquisa, justifica-se, inicialmente, pelo fato de ser a primeira experiência prática de ensino, no Brasil, baseada no interacionismo simbólico de George Herbert Mead e suas contribuições para compreender a sociedade contemporânea; em segundo lugar, pela necessidade de se construir alternativas contra-hegemônicas de ensino, valorizando as experiências dos sujeitos, suas vivências diárias, buscando a constituição de uma ética e resolução de problemas.

Abstract:

The present work takes as a study object the analysis of the concepts of Interacionismo Simbólico of George Herbert Mead and to Act Communicatively of Jürgen Habermas and his contributions for the Philosophy teaching in the Secondary education, when an educative action carried out in the context of the Public school was articulated to. The inquiry consisted in developing a methodology of teaching of philosophy in the public school orientated in a perspective of identification, problematização and it looks for problems solutions on basis of studies of philosophical and his tradition for proper contextualização. The philosophy would be a mediator’s sort and it drives, between the different forms of knowledges present in the lives of the students, and it would have the basic paper to organize and articulating critically, in accordance with his context and necessities, several nuances of to know. The relevance of the inquiry, it is justified, initially, because of being the first practical teaching experience, in Brazil, based on the symbolic interacionismo of George Herbert Mead and his contributions to understand the contemporary society; at as place, for the necessity of teaching alternatives - hegemônicas being built, valuing the experiences of the subjects, his daily existences, looking for the constitution of an ethics and problems resolution.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065747930

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/47930

Palavras-Chave: Interacionismo Simbólico. Agir Comunicativo. Ensino de Filosofia.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.