Pragmatismo e Razão Comunicacional: uma contribuição ao Aprendizado Educacional

REFilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia, V. 6. Publicação contínua (2020) • Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Autor: Dagmar Manieri

Resumo:

O objetivo desse artigo é um estudo sobre as potencialidades educativas da razão comunicativa. Desde o surgimento do pragmatismo, presencia-se um grupo de pensadores que questiona a prática fundamentada na razão centrada no sujeito. Iniciada no ambiente de confronto com o saber advindo da autoridade religiosa, a razão Iluminista centrada no sujeito se ampara na certeza da razão universal, presente nos sujeitos. Com o pragmatismo há novas formas de racionalidade, com destaque para um tipo de razão que se forma nas relações intersubjetivas. Em Habermas, particularmente, a razão comunicativa promove novas concepções sobre a “verdade” e o “conhecimento”. Entendida no campo educacional, a razão comunicativa resulta em um novo processo de aprendizado.

Abstract:

The aim of this article is to study the educational potential of communicative reason. Since the emergence of pragmatism, there has been a group of thinkers who question the practice based on reason centered on the subject. Initiated in an environment of confrontation with knowledge arising from religious authority, the Enlightenment reason centered on the subject is based on the certainty of universal reason, present in the subjects. With pragmatism there are new forms of rationality, with emphasis on a type of reason that is formed in intersubjective relations. In Habermas, in particular, communicative reason promotes new conceptions about "truth" and "knowledge". Understood in the educational field, communicative reason results in a new learning process.

ISSN: 2448-0657

DOI: https://doi.org/10.5902/2448065747231

Texto Completo: https://periodicos.ufsm.br/refilo/article/view/47231

Palavras-Chave: Pragmatismo; Razão comunicativa; Iluminismo; Educação; Aprendizado.

Refilo - Revista Digital de Ensino de Filosofia

Revista Digital de Ensino de Filosofia - REFilo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, tem como objetivo publicar produções científicas sobre Ensino e Aprendizagem de Filosofia, em diferentes perspectivas teóricas. A REFilo publica apenas textos originais, com relevância científica, abrangência do tema, inovação, boa estrutura teórica e metodológica e contribuição para a área. Por isso, a Revista não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente para outro periódico ou livro. A Revista é digital e tem publicação contínua, assim como recebimento contínuo de artigos, o que possibilita o envio de texto a qualquer momento para avaliação. Não há cobrança de taxa para submissão, avaliação e nem publicação dos artigos. Os textos publicados apresentam resultados de experiências escolares e/ou não escolares, de pesquisas de mestrado e doutorado, assim como relatos de experiência com interlocução com obras e autores de referência da área, projetos de ensino e extensão e trabalhos de conclusão de curso. A Revista também publica dossiês, resenhas bibliográficas, entrevistas e traduções, com temáticas vinculadas aos objetivos da Revista.